Perguntas Frequentes

O que significa dedetização?

O termo dedetização surgiu da substância Dicloro-Difenil-Tricloroetano – DDT, muito utilizada na Segunda Guerra Mundial para proteger os soldados contra insetos, porém foi banida pelos órgãos de saúde devido ao elevado grau de toxidade e contaminação ambiental.
Mesmo assim o nome passou a representar toda e qualquer substância para o controle de pragas e é por isso que hoje, embora seja vetado o uso do DDT no país, o termo dedetização é adotado. Porém, usualmente são utilizados os termos desinsetização para o controle químico de insetos como barata, cupins e formiga ou desratização para o controle químico de ratos. Entende-se por praga, nome popular, os insetos, ácaros, ratos, pombos, entre outros animais sinantrópicos, que são aqueles que vivem próximas às habitações humanas, ou seja, que em determinado local ou momento podem causar algum dano direto ou indireto à saúde humana.

Limpeza após a dedetização?

Para a limpeza do ambiente após o processo, utiliza-se água e pano úmido. Todas as pessoas deverão abster- se do local, durante o mínimo de 3 horas.
Recém nascido, gestantes, pessoas alérgicas e com problemas respiratórios deverão ausentar-se do local pelo prazo mínimo de 12 horas muito menos acompanhar o serviço.
A pessoa que acompanhar a dedetização deverá usar máscara contra inseticida, não poderá comer, beber ou fumar durante a dedetização e 30 minutos após. 

Baratas Transmitem a Hepatite A?

A hepatite A é uma das doenças que as baratas poderão transmitir para os seres humanos.
Sua transmissão acontece devido a ingestão de água, bem como alimentos e ainda objetos pessoais que estiverem contaminados.
Existem outros tipos de doenças que podem ser transmitidas por baratas, podem ser elas a febre tifoide, que é causada pela Salmonellatyphi, somente os seres humanos podem adquirir essa bactéria.
Este problema é transmitido através da ingestão de alimentos ou água contaminada mas poderá se adquirir através de um beijo.
Além da febre tifoide as baratas podem também transmitir a tuberculose, conjuntivites, infecções urinárias, lepra e pneumonia. Para que se possa evitar que a sua casa seja invadida por baratas, a recomendação é procurar sempre manter a casa limpa, alimentos bem lavados e também guardados, e ainda beber apenas água para que possa restabelecer o organismo.
A presença dessas baratas no ambiente doméstico pode ser determinada pela observação do animal ou por meio das fezes, ovos ou pelo cheiro que exalam.
Estima-se que num ambiente infestado com a espécie Blatella germanica (barata alemãzinha) existam aproximadamente 1.000 indivíduos no local.
Por isso, a prevenção é a melhor maneira de evitar infestações.
As baratas sinantrópicas adaptaram-se bem ao meio ambiente urbano e convivem de modo desarmônico com a sociedade humana, já que, além do pavor que representam para algumas pessoas, podem carregar consigo patógenos prejudiciais à saúde.

Habitat dos cupins?

Os ninhos construídos no interior de madeiras secas ocorrem causam transtornos à sociedade humana ao infestar móveis, casas e outras construções, trazendo prejuízos econômicos, além de danos históricos.
As espécies de cupim que habitam mobílias e madeiras em geral instalam-se em cavidades interligadas que produzem.
A estrutura da madeira se torna tão fina que se quebra com facilidade.
Sempre há também orifícios circulares que ligam as cavidades com o exterior.
Os principais materiais usados na construção desses ninhos são partículas de solo e/ou madeira, material fecal e saliva, em diferentes proporções.

Rato de esgoto?

A espécie Rattus norvegicus, também conhecida como ratazana ou rato de esgoto, pertence a classe Mamiphera, ordem Rodentia, família Muridae e gênero Rattus.
Essa espécie possui o comprimento da cauda menor do que os comprimentos da cabeça e do corpo quando somados.
Além disto, tem orelhas e olhos pequenos e nariz arredondado.
Seus pés ainda apresentam resquícios de membranas interdigitais e dedos longos.
Sua cor é muito variada, assim podem ser encontradas ratazanas acinzentadas, acastanhadas, nos tons de marrom, com trechos brancos ou até em negro uniforme.
Também é possível encontrar, eventualmente, um rato de esgoto totalmente branco (albino), produzido ao acaso pela natureza ou pela sua fuga do laboratório, o qual sobreviveu e cruzou com Rattus norvegicus selvagens.
As ratazanas têm hábitos fossoriais, ou seja, escavam tocas e túneis no subsolo onde constroem seus ninhos.
Na abundância de alimentos, como os provenientes do lixo orgânico inadequadamente disposto ou tratado, a proliferação desses roedores tem se acentuado.
É a espécie de roedor mais favorecida pelo ambiente urbano degradado por ocupações clandestinas, adensamento de locais carentes de infra-estrutura básica de habitação e saneamento, sendo responsável por surtos de leptospirose, mordeduras e agravos causados por alimentos contaminados por suas fezes e urina.
ratazana é a maior, mas têm a cauda menor do que o comprimento do corpo, as orelhas mais curtas e com alguns pêlos, e as patas traseiras com membrana entre os dedos.
Têm hábito semi-aquático e vivem à beira de águas doces, salobras (mistura de água de rio e água do mar) ou salgadas.
Esses animais nadam e mergulham com habilidade e também cava galerias extensas.
Mais freqüente no litoral, entretanto é encontrada também em campos e pode ser encontrado vivendo até em instalações de animais domésticos. 
Distribuição Geográfica: Essas três espécies citadas têm sua origem no velho mundo (Europa). Porém, foram introduzidas pela colonização européia e adaptaram-se muito bem ao país. Atualmente, ocupam praticamente todo o território brasileiro, sendo considerados, por isso, animais cosmopolitas.

Rato musmuculus?

É conhecido também como camundongo.
É um roedor pequeno de cauda aproximadamente igual ao comprimento do corpo.
Sua pelagem é uniformemente cinzento-amarelada, sem limite definido entre as superfícies dorsal (costas) e ventral.
Suas patas são estreitas, geralmente com a superfície superior mais amarelada.
As fêmeas têm cinco pares de mamas.

Rattus rattus?

Roedor também chamado de rato preto ou rato do telhado, possui tamanho médio a grande, de cauda maior que o corpo, orelhas longas e quase nuas e patas posteriores sem membrana interdigital (entre os dedos).
A coloração da pelagem é mais variada, podendo ser desde mais claras no ventre, até acinzentadas no dorso pode ser castanho-acinzentada ou então cinzento-avermelhada.
As fêmeas têm de cinco a seis pares de mamas, mais freqüentemente cinco, sendo um peitoral. Eles têm hábito terrestre, porém com grande facilidade para escalar em paredes e forros de casas.
Vive geralmente em locais secos, como armazéns de grãos.

Formigas?

As formigas são consideradas importantes vetores de diversos patógenos (fungos, bactérias, vírus, protozoários, etc.), pois circulam livremente, podendo contaminar alimentos.
São pequenas, com o corpo claro e a cabeça escura.
Constroem seus ninhos perto ou dentro das residências, atrás de rodapés e batentes.

Pombos?

Os pombos formam um casal durante toda a vida e têm em média de 5 a 6 ninhadas por ano, cada uma com de 2 a 3 filhotes.
Baseia-se na orientação da população das cidades, alertando-a para que evite alimentar os pombos, pois tal hábito acarreta aumento exagerado do número de aves, com maior risco de transmissão de doenças e danos ambientais.
Recomenda-se também evitar deixar restos de alimentos à disposição das aves, bem como manter o lixo acondicionado em sacos plásticos bem fechados.
Essas medidas favorecem o controle do número de pombos a diminuição de alimentos acarreta um menor número de ovos e filhotes.
Doenças transmitidas :Psitacose ,Criptococose ,Salmonelose ,Piolhos , Ácaros e Pulgas.

Moscas?

Moscas são insetos ativos, principalmente durante o dia, e repousam a noite.
Quanto à alimentação, geralmente ingerem fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, frutas entre outros.
O alimento deve estar na forma líquida ou pastosa para que a mosca possa comê-lo.
Para isso ela lança uma substância (saliva) sobre o alimento para dissolvê-lo e assim poder ingeri-lo, mosca-doméstica, esse inseto mede cerca de 6 a 8 mm.
Em geral, indivíduos dessa espécie possuem cor acinzentada e abdome com reflexos amarelados.
As condições sanitárias influenciam na presença desses insetos no ambiente.
Quanto maior a deficiência no serviço de coleta de lixo urbano ou tratamento do esterco de animais, maior a incidência da Mosca domestica.
O agravante é que ela pode transmitir organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) para o homem e animais domésticos.

Mosquito pernilongo?

A picada é feita por meio da combinação de estímulos, como visual (silhueta), olfativo (ácido láctico, CO2, octenol), correntes de convecção (temperatura e umidade).
É durante a picada que o mosquito, injetando a saliva infectada, transmite doenças como dengue e malária ao hospedeiro.
O habitat das larvas varia de grandes porções de água, tais como pântanos, arrozais até porções temporárias menores de água, tais como piscinas, poças e valas.
Uma variedade de ambientes proporcionam um habitat adequado para as larvas, como tocos de bambu cheio de água, bromélias, plantas carnívoras, axilas das folhas de banana, abacaxi e outras plantas.
Algumas espécies preferem habitats protegidos enquanto outras preferem locais com luz solar. Muitas espécies não conseguem sobreviver em água poluída com detritos orgânicos, enquanto outras podem se reproduzir abundantemente em água contaminada com fezes ou vegetação apodrecida.

Pulgas?

Dependendo da temperatura e da umidade, os ovos eclodem dentro de 2 a 12 dias.
Em temperaturas baixas, podem se manter neste estágio por até um ano.
As pulgas adultas são hematófagas obrigatórias, ou seja, alimentam-se exclusivamente do sangue retirado de seus hospedeiros, os quais são aves e mamíferos, incluindo os humanos. Devido a essa relação de prejuízo para o hospedeiro (que tem seu sangue sugado) e de vantagem para a pulga que se alimenta do sangue do hospedeiro, prejudicando-o, este inseto é considerado um parasita, que por viver na parte externa do corpo do hospedeiro, é chamado de parasita externo ou ectoparasito. Durante a fase larvária possuem hábitos de vida livre. Algumas espécies apresentam um hospedeiro específico outras, embora apresentem hospedeiros preferenciais, podem sugar outros animais, daí sua importância na transmissão de doenças.
O controle de pulgas é mais eficiente quando são tomadas as medidas simultâneas que envolvem limpeza periódica, tratamento do animal de estimação aplicação de veneno (dedetização) no domicilio e ao seu redor (quintais, canis, abrigos de animais, etc.). 
O controle pode ser mecânico, quando feito manualmente, ou químico, através de dedetizações com a utilização de venenos.

Aranha marrom?

As “aranhas-marrons”, cujas picadas podem causar lesões necróticas e/ou complicações sistêmicas, têm importância médica pela grande ocorrência intradomiciliar, que predispõem acidentes principalmente em regiões com grandes concentrações demográficas.
preferem ambientes escuros e quentes, e comumente refugiam-se em troncos e cascas de árvores, folhas acumuladas no solo, ou buracos e frestas de barrancos.
No domicílio, estão atrás de móveis, nos sótãos, em garagens, porões e entulhos, resistindo à grandes variações de temperatura e à ausência de água.
São sedentárias em teias irregulares tipo lençol que revestem seus substratos, mas na escassez de alimentos, saem à noite a procura de pequenos artrópodes.
portanto, um índice de acidentes mais expressivo.
Os acidentes ocorrem nos atos de calçar os sapatos, nas limpezas domésticas e no manuseio de legumes ou frutas, e desta forma as extremidades como mãos e pés são as mais atingidas.

<"head"> <"title"> "Dedetizadora em São José dos Pinhais" <"/title"> <"/head"> < href="https://api.whatsapp.com/send?l=pt&phone=5541987901838"> google-site-verification=qNya1UcF_JTxIVjHMzXkJ_xC_JUqGfq73pPZsapv09s